ISO 14000 - A certificação sustentável para empresas.
- grupoecho
- 27 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), que é autoridade em certificações em todo o mundo. e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas, ela se aplica a qualquer tipo de empresas, inclusive construtora civis.
A ISO 14000 tem como principal foco a gestão ambiental e fornece uma estrutura organizada para que as empresas consigam promover ações internas para obter a certificação.
É avaliado pela ISO 14000 auditorias ambientais; avaliação de desempenho ambiental; rotulagem ambiental e an[alise do ciclo de vida dos produtos. Por ser realizada com base naquilo que o país considera como correto, é preciso sequir a legislação ambiental do país em que a empresa está inserida.
O ISO 14000, assim como outros modelo de ISO, tem duração de três anos. Após esse período de tempo é realizada nova auditoria para se comprovar a continuidade do projeto ou solicitar adequações que precisam ser realizadas.
A empresa utilizando a certificação ela agrega a valor à marca e a seus produtos, pois estará associada com seu nome uma imagem de organização que se preocupa com a natureza. Em muitos casos, existe ganho econômico, pois as empresas passam a reutilizar recursos e a utilizar energia elétrica, por exemplo, de forma menos agressiva ao ambiente e isso reflete em economia nos gastos da empresa.
A ISO 14000 é dividida em outras ISOs, que são:
ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), sendo direcionada à certificação por terceiras partes.
ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da empresa, ou seja, corresponde ao suporte da gestão ambiental.
ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental, visando as auditorias de terceiras partes, nas quais se verificam os compromissos estabelecidos pela empresa em seu Sistema de Gestão Ambiental.
ISO 14031: são normas sobre Desempenho Ambiental, que estabelecem as diretrizes para medição, análise e definição do desempenho ambiental de uma organização, a fim de assegurar o SGA.
ISO 14020: são normas sobre Rotulagem Ambiental, estabelecendo orientações para a expressão das características ambientais dos produtos das empresas, de forma que os rótulos ressaltem as características ambientais do produto.
ISO 14040: são normas sobre a Análise do Ciclo de Vida, estabelecendo as interações entre as atividades produtivas e o meio ambiente. Analisa o impacto causado pelos produtos, processos e serviços relacionados desde a extração dos recursos naturais até a disposição final.
Então, se você for precisar contratar alguma empresa, seja de construção ou outros serviçoes, dê preferência para empresas que tenham o selo ISO 14000.
Comments