Cisterna em sua casa.
- grupoecho

- 2 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Neste ano diversos estados do Brasil sofreram com a seca, onde teve a região mais afetada a sudeste. Em São Paulo, a chuva até voltou a cair, mas os reservatórios de água continuam com níveis baixos tendo de usar o chamado “volume morto” do sistema da Cantareira. A falta de água em muitos bairros já virou rotina. Devido a esse problema, a população tem buscado meios para economizar e aproveitar ao máximo a água que chega pela torneira e também pelo céu. Criar reservatórios para acumular a água da chuva é uma boa saída para enfrentar essa crise. Uma opção é construir uma cisterna em casa. Confira como isso pode ser feito:
Material:
– Tanque vertical com capacidade para 1.600 litros – Braçadeiras em T – Calhas de PVC – Parafusos (0,5 centímetro) – Rebites – Epóxi – Dois cotovelos de 90 graus (7 centímetros) – Cano PVC (três polegadas)
Como fazer:
Vale ressaltar que essa cisterna é indicada apenas para casas. O primeiro passo é fazer furos nas calhas a cada 25 centímetros. Depois, você deve prendê-las de maneira firme às braçadeiras de maneira. Confira se a largura das calhas é igual à largura das braçadeiras, assim não haverá perigo de se soltarem. Escolha um ponto na extremidade da calha e faça um furo largo o bastante para passar o cotovelo de PVC. Encaixe formando um S e fixe utilizando o epóxi. Em seguida, prenda a peça no telhado, garantindo com que o S fique para baixo. Quando estiver devidamente fixada, utilize o outro cotovelo e prenda-o na ponta do S. Para finalizar, coloque o tanque de armazenamento bem junto à parede, de forma que o cano dessa estrutura que você montou, fique apontado para dentro dele. Pronto. Sua cisterna está montada. Só não se esqueça de limpá-la periodicamente e de mantê-la fechada para evitar o aparecimento do mosquito da dengue. Além disso, sempre trate a água antes de utilizá-la para que o consumo não ofereça nenhum risco à saúde






Comentários